Itaverava, State of Minas Gerais, Brazil

Divulgação do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural

|

O que é o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural?

É um órgão que oferece assistência com a administração do município, em especial em assuntos relacionados ao patrimônio de uma comunidade. Para se constituir um conselho é necessário, primeiramente, a elaboração de uma lei de proteção do patrimônio de acordo com o Decreto Lei No 25, de novembro de 1937 em seu plano diretor. Sua composição é paritária, entre Estado e Sociedade, ao qual compete deliberar sobre diretrizes, políticas, atos protetivos e outras medidas correlatas à defesa e preservação do patrimônio cultural do município.

O que é o inventário de bens culturais?

É um instrumento constitucional de preservação do Patrimônio Cultural que consiste na identificação e registro, por meio de pesquisa e levantamento, das características e particularidades de determinado bem, adotando-se para sua execução critérios técnicos objetivos e fundamentados de natureza histórica, artística, arquitetônica, sociológica, paisagística e antropológica, entre outros.

O que é Patrimônio cultural?

Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaverava